terça-feira, 22 de março de 2016

EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU.


Olá queridas catequistas hoje iremos refletir sobre o tão sublime valor da EUCARISTIA.



Primeiro momento:

  VER.

Providenciar uma mesa.
Toalhas brancas.
jarra contendo suco de uva.
cálice.
Patena.
 Cesto com pães.
DIALOGAR.
Crianças no mundo de hoje em que vivemos existe várias Classe Sociais.:
As classes ALTA: 
Bilionários.
Milionários.
As médias Altas.
Os ricos.
As médias Baixas.
Os pobres assalariados.
As Baixas.
E os miseráveis


Crianças há um alimento universal acessível á todos os seres humanos,
desde a classe mais alta e também a miserável,
Vocês sabem que alimento eu estou me referindo?

-Isso mesmo o PÃO, ele é um alimento acessível á todas as mesas,
pode até mudar de aparência, tamanho,formato, cor,mas sempre sera PÃO.
E o pão nos alimenta, pois contem nutrientes essenciais para a nossa saúde.

ILUMINAR: joão 6,51-57

Vamos ficar bem atentos abrir os ouvidos e o coração para acolher a Palavra de DEUS.


JESUS DISSE:
51.Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
52.A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
53.Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58.Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eterna






PISTAS PARA REFLEXÃO:
O que vocês entenderam crianças?
De que pão Jesus estava referindo?
Quais foram as promessas que Jesus fez?
De onde veio esse pão?
Porque JESUS quis ficar em nosso meio em forma de pão?
E como acontece essa transformação na Santa Celebração?

Crianças o pão como ja disse é um alimento universal e acessível a todos,
na época de Jesus e ainda hoje o pão esta nas mesas de todos os povos,
se JESUS viesse em outro alimento raro, caro os pobres não teriam acesso á jesus mas só os que tem posses, condições financeira.
Jesus quer entrar não só em nossa casa mas também em nosso Coração,
Como JESUS se transforma em Eucaristia?
O QUE É TRANSUBSTANCIAÇÃO?
Transubstanciação significa uma transformação da substância. Neste caso, nos referimos ao momento em que o padre na Santa missa consagra o pão e vinho, o qual acontece a transubstanciação, ou seja, a substância do pão se transforma na substância do Corpo de Cristo, e e sustância do vinho se transforma na substância do Sangue de Jesus Cristo.
Assim crianças devemos ter o devido respeito com a EUCARISTIA, pois ele não é uma representação, uma encenação,um simbolo.Mas sim o CORPO E SANGUE DE JESUS
É SOBRE A APARÊNCIA E PÃO E VINHO, que JESUS esta escondido com toda a sua Gloria, poder e majestade assim ele pode revelar aos pequeninos, os humildes os puro de coração que se prostram em sua presença para ADORA-LO.
Só os humildes de coração os puros e fiéis no Amor á Jesus consegue enxergar com os olhos da fé este MISTÉRIO DE AMOR e que exige de nós muito mais esse Dom,do que os outros sentidos.
Até mesmo porque se CRISTO  permanecesse conosco tal como sua GLORIA É,
Nós não conseguiríamos nos aproximar dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário